Confrários!: Neologismo utilizado pelos participantes da Confraria, nascido da junção das palavras confrades e revolucionários!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Projeto "Poesia Rima com Escola", na E.E. Maria Ilydia Resende de Andrade no dia 24/11/16


UM DIA DE POESIA NO "MARIA ILYDIA" 

Lançamento do projeto "Poesia Rima com Escola", na E.E. Maria Ilydia Resende de Andrade, em Juiz de Fora/MG no dia 24/11/2016. O lançamento realizou-se dentro das programações do evento “Semana da Educação para a Vida – 'Juventude e Igualdade Racial'”.

Foi a sexta escola a realizar o projeto e houve o lançamento de “Fragmentos da Poesia Marginal”.
 
O mais significante do lançamento dessa escola foi o trabalho prévio, feito pela professora Silvia com os alunos de Ensino médio*. Em setembro de 2016, a escola fez a “Virada da Educação”, e a professora distribuiu o livro para os alunos escolherem os poemas e os mesmos se inspirarem e fazer seus primeiros versos.

O confrário(!) e presidente nacional da Confraria dos Poetas, Éric Meireles De Andrade, apresentou aos estudantes seus poemas de seu livro solo. As fotografias foram gentilmente tiradas pela Direção da Escola. Após a palestra e a declamação dos poemas com os estudantes, o poeta deixou 25 livros. O projeto "Poesia Rima com Escola" é da entidade nacional de Poetas - Confraria dos Poetas - e se objetiva em realizar lançamentos das três primeiras antologias nacionais da entidade e do livro solo do Presidente da entidade, Éric Meireles De Andrade, em 8 escolas de ensino médio públicas de Juiz de Fora/MG, melhorando e aumentando o número de leitores de poesias entre os jovens.
 
O projeto também visa valorizar a leitura e o desenvolvimento da interpretação de textos, através da descoberta e da leitura dos poetas contemporâneos; Apoiar o desenvolvimento da fruição, bem como incentivar a produção de textos poéticos pelos estudantes e democratizar o acesso entregando a cada evento, gratuitamente 25 (vinte e cinco) exemplares da(s) antologia(s) lançada(s).

*Um agradecimento aos alunos que fizeram seus versos inspirados nos poemas do Livro “Fragmentos da Poesia Marginal”, de Éric Meireles de Andrade:
 
T. Sobrinho (Trinta e Três Anos), Vitória Ozório Casimiro (Hoje),Renee Junior (sem título), Rodrigo Fernandes da Silva (Palavras), Rafael da Silva Dias (sem título),Mylena Bahia (sem título), Luiz Otávio (Lilith), Lucas Alves (Eu!), Lourdes Nayara (A Vida), Karolainy (O Louco é São), JP Castro (Eu su o Vento), Felipe (sem título), Fabíola R. (sem Título), Dayana (sem título), Daniel Magalhães (sem título), Cynthia (Céu de Brigadeiro), Carolina Bahia (Minha Opinião), Thamyla Silvia 3 ano (sem título), Milea F. 3 ano (sem título), Liliany A 3 ano A (Menina-Moça), Laisa 3 ano (sem título), Ingrid 3 ano A (sem título), Fabíola Ap. 3 ano (sem título),Camila Lúcia 3 ano (Sem título), Yasmin 2 ano A (sem título), Marcos Vinicius Dias de Castro 2 ano A (Pensamos), Kelson Gemes 2 ano A (sem títlo)Tayná Moura Bretas 1 ano (sem título),Yuri Luiz (Minhas Ilusões), Thalita Cristina 1 ano (Saudade), Rafaela Santos 1 ano (sem título), Mylena 1 ano (sem título), Carlos 1 ano (Sentimentos de uma Jovem), Wenderson 9 ano B (Sobrenome), Vitória Belmiro 9 ano B (Um Caminho a Percorrer),Thiciana 9 ano B (Solecanto), Luandra Lara Mello 9 ano B ( Desnecessário), Gabrielle 9 ano B (Um Amor, Um Poema, e o Texto). Um agradecimento também à tentativa do aluno Yuri 3 ano e os alunos anônimos que fizeram poemas inspirados nos poemas do poeta. São eles “Minas que Tardia”, “Mágica Esperança”e “A Mário de Andrade”. Todos os trabalhos estão guardados com o poeta Confrário(!).




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?! Comente!