Confrários!: Neologismo utilizado pelos participantes da Confraria, nascido da junção das palavras confrades e revolucionários!

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Projeto "Poesia Rima com Escola", na E.E. Almirante Barroso - Bairo Benfica no dia 28/10/16

UM DIA DE POESIA NO "ALMIRANTE BARROSO"  - BAIRRO BENFICA

Lançamento do projeto "Poesia Rima com Escola", na E.E. Almirante Barroso - Bairro Benfica, em Juiz de Fora/MG no dia 28/10/2016, no fechamento do I Simpósio de Língua e Literatura do "Almirante". 

Foi a segunda escola a realizar o projeto e realizou-se o lançamento da "II Antologia Confraria dos Poetas" e do "Fragmentos da Poesia Marginal". 

O confrário(!) e presidente nacional da Confraria dos Poetas, Éric Meireles De Andrade, apresentou aos estudantes os poetas participantes da antologia, seus diversos estilos, além de ler seus poemas. 

A catarse do evento, inédito na escola, foi inimaginável! Todos os estudantes ficaram mais de meia após o término das aulas no evento, discutindo o processo criativo dos poemas e características da poesia contemporânea brasleira, além dos processos de edição dos livros lançados. 

Foi tão comovente o lançamento, que estudantes que não foram agraciados ficaram aborrecidos pelo desfortúnio, além de se emocionarem em lágrimas ao comentar como os poemas tocaram suas almas. Teve até uma jovem que declamou um dos poemas para os alunos. 

O lançamento foi realizado dentro da escola, realizado em dois momentos para garantir a presença de todos os estudantes interessados. Os responsáveis pela execução do projeto na escola foi a diretora Bete Delgado, A supervisora Janaína, as professoras Roberta Tavela e Vanessa e a estagiária Rachel Facchini. 

Após a declamação dos poemas e da prosa com os estudantes, a escola sorteou 14 II antologia Confraria dos Poetas e 14 "Fragmentos da Poesia Marginal e finalizou com uma sessão de autografos. Também foram deixados para a biblioteca da escola exemplares para o acervo. 

O projeto "Poesia Rima com Escola" é da entidade nacional de Poetas - Confraria dos Poetas - e se objetiva em realizar lançamentos das três primeiras antologias nacionais da entidade e do livro solo do Presidente da entidade, Éric Meireles De Andrade, em 8 escolas de ensino médio públicas de Juiz de Fora/MG, melhorando e aumentando o número de leitores de poesias entre os jovens. 

O projeto também visa valorizar a leitura e o desenvolvimento da interpretação de textos, através da descoberta e da leitura dos poetas contemporâneos; Apoiar o desenvolvimento da fruição, bem como incentivar a produção de textos poéticos pelos estudantes e democratizar o acesso entregando a cada evento, gratuitamente 25 (vinte e cinco) exemplares da(s) antologia(s) lançada(s).




 A poetisa Sandra Poli, participante da II Antologia Confraria dos Poetas e uma das criadoras da entidade, deixa um recado singelo para os estudantes da E.E. Almirante Barroso, do bairro Benfica e da unidade do bairro Igrejinha, em Juiz de Fora/MG, onde lançamos os livros "II Antologia Confraria dos Poetas" e "Fragmentos da Poesia Marginal", de Éric Meireles De Andrade.


Depoimento Professora Roberta Tavela, da E.E. Almirante Barroso - bairro Benfica, sobre a implementação do Projeto "Poesia Rima com Escola" na escola, dia 28/10/2016 em Juiz de Fora/MG.
Os livros lançados na escola foram a II Antologia Confraria dos Poetas e Fragmentos da Poesia Marginal, do poeta Éric Meireles De Andrade.






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?! Comente!