Confrários!: Neologismo utilizado pelos participantes da Confraria, nascido da junção das palavras confrades e revolucionários!

domingo, 11 de janeiro de 2015

III Antologia - Confraria dos Poetas: "Guarujá", de Inaiê Reis de Andrade

GUARUJÁ

De guarus és um viveiro
Que seduz o forasteiro,
Seja lírico ou romântico,
Pois és pérola do Atlântico.
Guarujá - nome nativo -
Tu és um nominativo
Nheengatu ou Tupi.
Diz uma lenda que ouvi: -
“Em noite de lua cheia
Uma atlântica sereia,
Com pérolas no colar,
Vem nos penhascos cantar
Nua, insinuante e bela
De uma beleza singela
Resplandecente ao luar
E quando o dia amanhece
Se embrenha na mata e desce
De volta ao fundo do mar...”
Depois que te conheci
Teu majestoso fascínio
Me estimula o raciocínio
Como forte desafio.
Então tento desvendar
O enigma desta ilha,
Da sublime maravilha
Banhada de sol e mar.
Alguma coisa há no ar
Que te envolve e que me encanta
E a tua atração é tanta
Que atordoado me sinto
Como em porre de absinto!
Então deixo o pensamento
Flutuar por um momento
Como no espaço flutua
À noite o brilho da lua,
Tentando escalar espaços
Tentando envolver nos braços
Teus encantos, teus contornos;
E sinto teus beijos mornos
Que a brisa traz desvairada
Do seio da madrugada
Entre os sussurros do mar
Que sobre a areia desmaia
Exausto à beira da praia...
E assim vou eu pouco a pouco,
Neste meu anseio louco,
descobrindo teus segredos.
A noite escapa entre os dedos
E logo chega a manhã
Nas vertentes, nas entranhas
Das águas, matas, montanhas
Desta terra de Tupã...
Agora sei te entender: -
Tu não és ilha; - és mulher,
Maravilhosa cunhã!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?! Comente!